EUPATI Portugal participa em sessão sobre co-desenho de protocolos de investigação clínica no ICBAS

No passado dia 27 de novembro 2024, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) acolheu um importante encontro entre representantes de organizações de pessoas com doença e investigadores, focado na reformulação da investigação biomédica e clínica. O evento, organizado pelo Professor Mário Santos (Centro Académico Clínico ICBAS-Santo António e Diretor da Unidade Multidisciplinar de Investigação) e pela  Professora Doutora Mariana Monteiro (Coordenadora Geral da UMIB) destacou-se pela sessão “Co-desenhar os Protocolos de Investigação Clínica: O Caminho para Ensaios Centrados no Doente?”.

Esta sessão contou com a participação de Inês Alves, Vice-Presidente da EUPATI Portugal, que trouxe a perspetiva crucial da EUPATI ao debate, reforçando o valor e importância da intervenção das organizações de pessoa com doença na investigação biomédica, desde o desenho dos estudos até à promoção da importância da investigação na sociedade.

A sessão reuniu um painel diversificado de especialistas, incluindo representantes da indústria farmacêutica,  com Mónica Bogas da Roche, Tiago Torres, Coordenador da Unidade de Ensaios Clínicos da ULS de Santo António e João Sargento Freitas, Diretor da PtCRIN e ULS de Coimbra. A moderação ficou a cargo de Luísa Lobato, Diretora do Serviço de Nefrologia da ULS de Santo António.

Este encontro representa um passo importante na promoção de uma abordagem multidisciplinar e centrada na pessoa com doença para a investigação biomédica em Portugal.

Ao reunir representantes de pessoas com doença, investigadores, profissionais de saúde, agentes reguladores, financiadores e decisores, o evento fomentou a troca de ideias, essenciais para melhorar os desenhos dos estudos, aumentar o recrutamento e a retenção nos ensaios clínicos e apoiar a supervisão ética.

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, frisou no discurso de encerramento que “a investigação clínica é fundamental num país que quer ser desenvolvido, que procura uma medicina de excelência e com maturidade na área das tecnologias da saúde, e que os Centros Académicos Clínicos são uma peça fundamental neste ecossistema.”

A participação ativa da EUPATI Portugal neste tipo de eventos reforça o seu compromisso em capacitar as pessoas com doença e promover a sua integração efetiva nos processos de investigação e desenvolvimento de medicamentos, alinhando-se com as melhores práticas internacionais de investigação, centradas na pessoa com doença.


Para mais informações sobre os próximos eventos e sessões de formação, visite o site da EUPATI Portugal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias e eventos da EUPATI Portugal, seguindo os nossos canais oficiais de comunicação: Facebook, Instagram, X e LinkedIn.

Partilhe este Artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias

Eventos